Patologia Oral

A Patologia Oral é a área da Medicina Dentária que se ocupa do diagnóstico e tratamento das patologias que afetam a cavidade oral e as estruturas anexas. Os maxilares e os tecidos peri-orais poderão ser sede de lesões de causa multifactorial. Estas lesões poderão ser causadas por traumas, queimaduras, como manifestação de doenças da pele ou do sistema digestivo, ou serem lesões malignas ou potencialmente malignas, entre outras causas.

A cavidade oral e as estruturas anexas, os maxilares e os tecidos peri-orais como os lábios são sede de lesões de causa multifactorial. Estas lesões poderão ser causadas por trauma, por queimaduras, como manifestação de doenças da pele ou do sistema digestivo, ou serem lesões malignas ou potencialmente malignas, entre outras causas.

Qualquer que seja a sua causa, as doenças da mucosa oral poderão ser diagnosticadas e tratadas por médicos dentistas com diferenciação em cirurgia epatologia oral.

Apesar do tratamento poder ser apoiado em medicamentos, em grande parte das vezes um correto diagnóstico da lesão em causa poderá envolver uma biópsia incisional (em que se remove parte da lesão para esclarecer a sua natureza) ou uma biópsia excisional (em que se remove a totalidade da lesão), coadjuvada por um exame anatomopatológico em que a lesão é analisada ao microscópio. O exame anatomopatológico adianta características microscópicas da peça cirúrgica, que poderão no seu conjunto esclarecer a natureza da lesão e ajudar a nortear a estratégia mais adequada de tratamento.

É fundamental o acompanhamento de 6 em 6 meses por um médico dentista ou higienista oral que poderá fazer um diagnóstico precoce de lesões suspeitas através da palpação e inspeção dos tecidos orais. Esta é uma estratégia fundamental de prevenção do cancro oral.

Dr. Gonçalo Assis

Consulte o nosso Médico Dentista