Odontopediatria

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que trata das crianças, desde o primeiro ano de vida até à adolescência.

É na Medicina Dentária Pediátrica que se dedicam ao diagnóstico, tratamento e prevenção de todos os problemas orais e dentários das crianças.

A Odontopediatria é primeiro contacto da criança com o médico dentista onde será avaliado o estado de saúde oral, controlada a erupção dentária e realizados tratamentos preventivos no caso de serem necessários, tais como:

  • Aplicações tópicas de flúor – remineralizam o esmalte evitando a progressão de cáries iniciais e tornam os dentes mais resistentes;
  • Selantes de fissura – são como um verniz que torna a superfície do dente lisa e sem locais onde as bactérias normalmente começam as cáries.

O objetivo das medidas preventivas é o de evitar o aparecimento de cáries, pois o futuro da dentição das crianças depende do controle das cáries e da flora bacteriana.

As consultas de Odontopediatria são muito importantes para ensinar as crianças e os pais, sobre a correcta escovagem dos dentes, o uso do flúor e do fio dentário, de forma a garantir a manutenção de uma boa saúde oral.

Principais cuidados em cada etapa da infância.
Ciclo Dentário

O aleitamento materno é muito importante para que o desenvolvimento da arcada dentária e das funções mastigatórias seja satisfatório. Bicos e chupetas devem ser ortodônticos. Como a criança ainda não tem dentes, é necessário limpar a gengiva com gaze molhada em água mineral.

Começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Evite adicionar açúcar aos alimentos. Nunca deixe a criança dormir com a mamadeira na boca. Use pasta dental sem flúor. Por volta do primeiro aniversário, em que já estão presentes os primeiros dentinhos é o melhor momento para agendar a primeira consulta ao odontopediatra.

Use pasta dental infantil com flúor, desde que a criança já saiba cuspir e não engula a espuma. Esta é a hora de combater o uso de chupetas, dedo na boca e mamadeira. Leve a criança ao odontopediatra para avaliar o formato das arcadas e o posicionamento dos dentes e avaliar a necessidade de um fonoaudiólogo. Nesta faixa etária, as crianças caem muito. Por isso, em caso de trauma, leve ao dentista o mais rápido possível.

Começa a troca dos dentes de leite. O primeiro molar permanente erupciona sem a queda de um dente de leite. Deve-se evitar o lanche entre as refeições. A criança começa a escovar os dentes sem o acompanhamento de um adulto. Não deixe de visitar o dentista de seis em seis meses.

Drª Marta da Silva Arnaut

Consulte a nossa Médica Dentista