Higiene Oral

A Higiene Oral é uma área fundamental na Medicina Dentária. Responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais, é também determinante na manutenção dos tratamentos realizados e uma melhoria estética que permitam um sorriso mais bonito e saudável ao longo do tempo.

Para além do rastreio das lesões de cárie, doenças das gengivas ou outras, na consulta de higiene oral também e realizada a remoção do tártaro e a placa bacteriana através de uma destartarização e profilaxia.

A placa bacteriana é uma película constituída por bactérias, detritos alimentares e saliva que se deposita em toda a superfície do dente. É a principal causa dos problemas periodontais e das cáries dentárias.A placa bacteriana tem uma cor esbranquiçada ou amarelada o que dificulta a sua deteção, porque confunde-se com a cor do dente, se não for removida torna-se dura passando a designar-se por tártaro.

Para além da destartarização, um dos principais objetivos das consultas de Higiene Oral consiste na educação e promoção de bons hábitos de higiene oral. Manter os cuidados de higiene oral recomendados permite eliminar eficazmente os resíduos alimentares e a placa que se vão acumulando nos dentes e nas gengivas. Estes cuidados visam uma boa limpeza dentária através uma escovagem correta (pelo menos duas vezes ao dia), a utilização de meios de higiene interdentária (fita dentária e/ou escovilhão interdentário) e a utilização de elixires.

As visitas regulares ao dentista / higienista oral são um fator determinante na manutenção dos seus dentes, de forma a evitar tratamentos mais invasivos e dispendiosos.

A frequência das consultas é determinada pelo Higienista ou Médico Dentista, estando dependente da predisposição individual para a cárie dentária ou problemas gengivais.

Dr. Miguel Moura

Consulte o nosso Especialista