Dentisteria

A Dentisteria é a área da Medicina Dentária responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração e resolução de fracturas.

Em qualquer das situações a Dentisteria permite que os dentes recuperem a sua estética e função.

Para além do tratamento dos dentes em mau estado, esta disciplina também tem um papel fundamental na estética, através da correção simples de algum mal alinhamento dos dentes, espaços entre os dentes(diastemas), utilizando técnicas directas, com materiais resinosos ou técnicas indirectas feitas em laboratório, em resina ou cerâmica, tal como incrustações, ou nos sectores mais estéticos as facetas.

Branqueamento Dentário

O branqueamento dentário é um procedimento médico que torna os dentes mais claros sem os danificar. O café, tabaco, alimentos pigmentados, bebidas gaseificadas, vinho ou tártaro podem contribuir para alterações na coloração dos dentes.

É uma técnica que devido a um processo de oxidação dos pigmentos dos dentes, segundo o qual o gel branqueador entra na superfície do dente e liberta moléculas que provocam a descoloração tornando-os mais brancos.

Através da utilização de uma moldeira/goteira confecionada no consultório dentário à medida da boca do paciente. Esta serve para colocar o gel branqueador e depois colocar na boca. O gel tem uma duração aproximadamente de 4 horas. Deve ser utilizado todos os dias ou em dias alternados durante 7 a 15 dias.

Efectuado na Clinica, é colocado o gel directamente sobre a superfície dentária que é activado com uma luz e cada sessão dura 15 minutos. A quantidade de sessões necessárias varia de pessoa para pessoa.

Antes de fazer um branqueamento dentário devemos ter sempre uma consulta com o Médico Dentista, para que se faça uma avaliação criteriosa do estado de saúde oral. Antes de avançarmos para o tratamento devemos sempre fazer uma destartarização e polimento dentário, bem como uma aplicação de gel de flúor.

A durabilidade deste tratamento pode depender da alimentação, higiene oral e hábitos tabágicos. Normalmente tem a duração de dois anos, mas no caso da realização do tratamento conjugando o branqueamento no consultório com as moldeiras em casa, podemos sempre que necessário utilizar a moldeira em casa, mantendo assim a cor branca dos seus dentes.

Facetas de cerâmica

As facetas de cerâmica são peças finas de cerâmica utilizadas para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo que proporcionam resistência e resiliência comparáveis ao esmalte dentário natural. Muitas vezes, é o material de escolha para aqueles que procuram fazer pequenas alterações de posição ou para alterar a forma, o tamanho e/ou a cor dos dentes.

As facetas de cerâmica consistem numa compilação de várias camadas finas de cerâmica que substituem o esmalte original do dente e uma camada adesiva. Para aplicar uma faceta, deve ser removida uma quantidade muito pequena do esmalte original do dente, geralmente menos de um milímetro. Isso é essencial, pois cria espaço para a faceta ser inserida com mais precisão, restaurar a função do dente natural, criando uma aparência ainda melhor do que o dente original.

A adesão entre o dente original e a faceta de cerâmica é essencial, pois proporciona não apenas a estética desejada, mas também uma união forte, essencial para a correta função da faceta.

Alguns pacientes procuram uma alternativa às facetas tradicionais ou às ligações dentárias, mas esta opção de tratamento não é apropriada para todos casos.

Assim como as facetas de cerâmica, as facetas sem preparação ou com mínima preparação, assim chamados porque não exigem a remoção de estrutura dentária, são aderidos à superfície de seus dentes.

Seu dentista o informará se é um bom candidato para preparações mínimas ou facetas “não preparadas” e se essa opção faz um plano de tratamento sensato.

Como as facetas são esculpidas individualmente para cada paciente, é quase impossível dizer a diferença entre uma faceta e um dente natural. Ao contrário dos dentes naturais, as facetas feitas sob medida resistem a manchas de café, chá, e a pigmentação do tabaco porque são feitos de materiais de alta tecnologia.

Com as facetas, ao contrário das coroas de recobrimento total, os seus dentes naturais permanecem em grande parte intactos com apenas um desgaste mínimo para alojar a faceta.

Para os dentes que resistem ao branqueamento, as facetas podem fazer com que os dentes mais escuros pareçam brancos e brilhantes.

Os dentistas também podem recomendar as facetas para corrigir rapidamente pequenas torções, sobreposições e pequenas lacunas.

Dr. George Gomes

Consulte o nosso Médico Dentista

A George Gomes Dental Center informa os seus estimados utentes, que a Clínica se encontra encerrada a partir do dia 16 de Março até ao dia 30 de Março de 2020, em caso de urgência contacte-nos pelo numero 914777161