A Drª Marta é licenciada em Terapia da Fala, pós-graduada em motricidade orofacial e conselheira do aleitamento materno, vem falar-nos sobre as preocupações dos pais relativamente à fala e ao uso da chupeta. É apaixonada pelo mundo dos mais pequenos, talvez, por acompanhar, desde que se lembra, a mãe durante o seu trabalho com grávidas, mães, pais e bebés.
“Tenho a sorte de todos os dias poder trabalhar com crianças e com o mundo que as rodeia. São estas pequenas grandes pessoas que me ajudam a crescer pessoal e profissionalmente, e que me permitem ensinar e aprender tantas coisas maravilhosas todos os dias.“
Mais do que estimular a fala, é importante desde cedo estimular a comunicação. A fala é simplesmente o ato motor de transmitir uma mensagem através de um conjunto de sons que dão origem a palavras e frases, sendo uma possível forma de comunicação.
É na barriga da mãe que os bebés começam a comunicar, reagindo a sons e vozes, através do seu movimento. O bebé, quando nasce, sem sequer ter adquirido conhecimento de palavras e conceitos, já é capaz de comunicar e transmitir necessidades através do choro, sorriso, sugar, arrotar, espirrar, palrar. Progressivamente e paralelamente ao seu crescimento vai desenvolvendo conhecimento do mundo que o rodeia, vai compreender o que lhe dizem e finalmente expressar-se através da fala.
Sugestões para estimular a bebé e a criança desde o nascimento até à fala:
Add Comment